Um robô escaganifobético de pedra by Nuno Bettencourt
BIOGRAPHY
PT_ Nuno Bettencourt, estabelecido em Caldas da Rainha, de onde tem desenvolvido diversos projecto. Produção, direcção e coordenação de projectos como a Galdéria ,MAGA, Caldas Late Night ou Guimarães Noc Noc Professor na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, é também coordenador do Atelier de Arte e Expressão Tem desenvolvido actividade de exposição em diferentes mostras colectivas e individuais, marcando presença em diversas colecções nacionais e internacionais. A desenvolver actividades relacionadas com as artes plásticas em preparação algumas exposições individuais e colectivas, no âmbito da multidisciplinaridade artística, e transversalidade de estruturas culturais de diferentes expressões.
ENG_ Nuno Bettencourt, established in Caldas da Rainha, where he has developed several projects. Production, direction and coordination of projects such as Galdéria ,MAGA, Caldas Late Night or Guimarães Noc Noc Professor at the Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, he is also coordinator of the Atelier de Arte e Expressão He has developed exhibition activity in different exhibitions collective and individual, being present in several national and international collections. Developing activities related to the plastic arts in preparation for some individual and collective exhibitions, within the scope of artistic multidisciplinarity, and transversality of cultural structures of different expressions.
PT_ O tema é o robot em materiais reutilizados e matérias que por natureza, como a madeira, não são os mais usados nos verdadeiros robots. A forma como se movimentam ou são manipulados, é de uma forma mecânica e manual, sendo a sua fonte de energia a vontade humana.
Como tal, este tipo de peça tem uma carga irónica de representar o futuro tecnológico e poder das máquinas e da robótica nas vidas das pessoas. De uma forma lúdica e artística o escultor pretende representar a condição humana, por um lado, as suas virtudes de criar máquinas e robots; por outro, a brincadeira de um objeto, que na realidade é em tudo oposto, ao que deve representar. A peça que Nuno Bettencourt concebeu, retrata o poder do homem em evoluir e transformar a sua realidade, mas com uma tecnologia usada tanto pelos povos greco-romanos, como por artistas como Leonardo Da Vinci na sua escultura de David. Esta peça é um robot de pedra, que não faz nada extravagante, a não ser, ser observado, tal como uma paisagem natural ou uma peça clássica. Ele retrata aquilo que somos e aquilo em que nós nos vamos transformar. É um robot de pedra, ser observado, talvez admirado, fotografado, tocado, mas acima de tudo serve para refletirmos sobre o que somos e no que nos vamos tornar. Não procura respostas, procura questões, como podemos fazer uma fotografia de um filho, sabendo que no futuro os robots vão nos facilitar ou prejudicar? Impactando o nosso direito de viver… mas por agora apenas serve para nós desfrutarmos.
ENG_ The theme is the robot in reused materials and materials that by nature, such as wood, are not the most used in real robots. The way they move or are manipulated is in a mechanical and manual way, their energy source being the human will. As such, this type of piece has an ironic charge of representing the technological future and power of machines and robotics in people’s lifes. In a playful and artistic way, the sculptor intends to represent the human condition, on the one hand, its virtues of creating machines and robots; on the other hand, the play of an object, which in reality is completely opposite to what it should represent. The piece that Nuno Bettencourt conceived, portrays the power of Man to evolve and transform his reality, but with a technology used both by the Greco-Roman peoples and by artists such as Leonardo Da Vinci in his sculpture of David. This piece is a stone robot, which doesn’t do anything fancy other than being watched, just like a natural landscape or a classic piece. It portrays what we are and what we will become. It is a stone robot, the goal is to be observed, perhaps admired, photographed, touched, but above all it serves to reflect on what we are and what we will become. It doesn’t look for answers, it looks for questions, how can we take a picture of a child, knowing that in the future robots might will make it easier or worse? Impacting our right to live… but for now it’s just for us to enjoy.