Nuria by Jorge Charrua
BIOGRAPHY
PT_Jorge Charrua, 1991, natural de Vila Franca de Xira. Inicia a sua actividade artística em 2004 no Graffiti. É Licenciado em Pintura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. A obra vive num equilíbrio de saudosismo e nostalgia com temas contemporâneos, através de iconografias e símbolos, como a cultura de Hip-Hop, Videojogos e História de Arte, recorrendo a uma pintura tradicional para estabelecer esses pontos de contacto.No processo, passa por uma investigação de realidades díspares, de elementos não compatíveis, que o desafio torna por estabelecer relações improváveis entre esses mesmos elementos.
ENG_ Jorge Charrua, 1991, born in Vila Franca de Xira. He starts his artistic activity in 2004 in Graffiti. He has a degree in Painting at the Faculty of Fine Arts in Lisbon. The work lives in a balance of nostalgia and nostalgia with contemporary themes, through iconographies and symbols, such as the culture of Hip-Hop, Videogames and Art History, using traditional painting to establish these points of contact. through an investigation of disparate realities, of incompatible elements, which the challenge becomes by establishing improbable relationships between these same elements.
PT_ A pintura realizada teve como inspiração e ponto de partida o processo de transformação da pedra natural em peça de arte.
O esforço físico constante que é requerido durante todo o processo de modelação da matéria-prima, transforma e modela também o corpo do artista, que carrega deformações, marcas e cicatrizes como provas de um trajeto de vida em prol do amor pela arte e pelo seu ofício.
Em paralelo a essa metáfora da transformação, quis retratar uma escultora, mulher, a esculpir também ela um torso feminino, pegando no duplo sentido, na dupla consequência que resulta desse processo de modelação de um corpo. Uma escultora mulher como prova da perfeita capacidade para exercerem trabalhos de grande esforço físico, esbatendo a ideia, ainda vigente, de que é o sexo fraco, uma condição menor. Também como testemunha de que é possível entrar e vingar em áreas que não são tão convencionalmente associadas ao seu género, romper com essas grilhetas que a sociedade lhes impõe à nascença podendo assim escolher a sua luta e o seu caminho.
ENG_ The painting carried out had as inspiration and starting point the process of transformation of a natural stone into a piece of art. The constant physical effort required during the entire process of modeling the raw material also transforms and shapes the artist’s body, which bears deformations, marks and scars as evidence of a life path in favor of love for the art and its craft.
In parallel with this metaphor of transformation, I wanted to portray a sculptor, a woman, also sculpting a female torso, taking the double meaning, the double consequence that results from this process of modeling a body. A female sculptor as proof of her perfect ability to perform works of great physical effort, blurring the idea, still in force, that is the weaker sex, a minor condition. Also, as a witness that it is possible to enter and succeed in areas that are not so conventionally associated with their gender, break those shackles that society imposes on them at birth and choose their own struggle and path.